«A alta dos combustíveis  beneficia o ambiente» - TVI

«A alta dos combustíveis beneficia o ambiente»

Citações

Palavras do cronista Francisco Sarsfield Cabral, em artigo de opinião publicado no jornal Público

Relacionados
Para Francisco Sarsfield Cabral, só deixando funcionar o mercado reduziremos o desperdício energético. O cronista especializado em assuntos económicos considera que «a alta dos combustíveis abre a oportunidade de travar consumos, beneficiando o ambiente, e de melhorar a nossa eficácia no uso da energia».

Cabral apresenta números: «Existem 37 milhões de carros na China e 250 milhões nos EUA. Este país é responsável por quase um quarto do consumo petrolífero mundial, enquanto a China se fica, por enquanto, nos 10 por cento. O elevado consumo dos automóveis americanos (porque o combustível, sendo menos taxado, é mais barato nos EUA) também é um factor da presente alta. Mas dele pouco se fala».

Por cá, recorda Sarsfiled, «temos mais carros por habitante do que a Dinamarca». Por isso, se os combustíveis estão caros, cada vez mais caros, deve deixar-se funcionar o mercado. O cronista considera má a generalização da adopção de um gasóleo profissional, como pedem pescadores, taxistas e outras profissões, porque isso apenas será uma «fonte de fraudes».

Por isso, considera, «é obrigação de um governo responsável fazer da subida do custo do petróleo um incentivo para travar consumos, com benefícios para o ambiente, e promover a eficiência energética e o transporte colectivo».
Continue a ler esta notícia

Relacionados