Teixeira dos Santos: bons salários promovem bom desempenho - TVI

Teixeira dos Santos: bons salários promovem bom desempenho

Teixeira dos Santos

(Notícia actualizada com mais declarações)

Relacionados
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, admitiu esta quinta-feira que se Portugal quer ter bons trabalhadores e gestores públicos tem que «se lhes pagar bem».

Interpelado pelo deputado Francisco Louça, do Bloco Esquerda, sobre a disparidade de salários auferidos pelos trabalhadores e pelos altos gestores, nomeadamente públicos, ainda fazendo uma alusão à polémica à volta do salário do novo presidente das Estradas de Portugal (Almerindo Marques), Teixeira dos Santos afirmou que «não vale a pena ter ilusões», pois se «queremos bons trabalhadores e operários temos que lhes pagar bem. Se queremos ter bons gestores temos que lhes pagar bem».

Para o ministro, e dando o exemplo do trabalho que está a ser feito naquela empresa, só «com as boas políticas destes gestores, se poderão poupar milhões de euros aos contribuintes portugueses».

Auto-regulação e mercado devem corrigir assimetrias



Ainda sobre o caso Estradas de Portugal, o ministro garantiu aos deputados que o salário de Almerindo Marques «cumpre as regras do estatuto definido para os gestores públicos», e que este «estabelece uma política de rigor».

Mais. Considera Teixeira dos Santos que «deve ser a auto-regulação e o próprio mercado a corrigirem as assimetrias (de ordenados), através de mecanismos de maior transparência», até porque o Governo fez o seu trabalho através do novo estatuto do gestor público e das normas para a governação das empresas públicas.

O ministro acrescentou ainda que sempre defendeu «a publicitação das remunerações dos gestores para um efectivo escrutínio e para um maior controlo e até mecanismos de pressão social».
Continue a ler esta notícia

Relacionados