Comércio dos chineses continua a disparar em Portugal - TVI

Comércio dos chineses continua a disparar em Portugal

Made in China

O comércio dos chineses em Portugal vai continuar a aumentar nos próximos anos, revela um estudo apresentado esta quarta-feira, em Lisboa, sublinhando que este crescimento é visto pelos empresários portugueses como uma ameaça.

Relacionados
De acordo com o estudo «A Comunidade de Negócios Chinesa em Portugal-Catalisadores da Integração da China na Economia Global», a comunidade de negócios chinesa em Portugal registou um crescimento significativo, tendência que se manterá no futuro.

Da autoria dos investigadores Maria Beatriz Rocha Trindade, Miguel Santos Neves e Annette Bongardt, o documento refere que a presença dos empresários chineses «tende a ser vista de forma desproporcionada como uma ameaça para empresas locais em tempos de crise, desvalorizando os impactos positivos em termos de concorrência e as oportunidades que os mesmos apresentam para as empresas portuguesas», adianta a agência «Lusa».

As empresas chinesas operam sobretudo em Portugal no sector dos serviços, com particular incidência no comércio de retalho e de grossista, bem como na importação e exportação.

O estudo indica que o sector da restauração tem vindo a diminuir, ao mesmo tempo que se regista um aumento do investimento chinês na indústria, sobretudo no sector têxtil.

As empresas chinesas são pequenas e de cariz familiar, diz o documento, destacando que «estes empresários optam por um conjunto de pequenas e médias empresas (PME) em vez de uma grande empresa, o que reduz a visibilidade e permite uma melhor gestão de risco».

Os autores salientam igualmente que as empresas chinesas se relacionam sobretudo com outras empresas chinesas em Portugal enquanto clientes e fornecedores.
Continue a ler esta notícia

Relacionados