China regista crescimento económico de 8,5% - TVI

China regista crescimento económico de 8,5%

China

A economia chinesa cresceu 8,5% nos primeiros três meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2005.

No entanto, o crescimento anual deverá ser de 7,5%, refere hoje um relatório governamental.

Segundo um estudo da Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento (CNRD), ministério que tutela o planeamento económico, o crescimento do país deverá abrandar para 8% no segundo semestre e para 7,8% no terceiro.

As previsões, divulgadas hoje na publicação oficial «China Securities Journal», assumem a implementação das medidas para controlar o investimento em activos fixos que o governo central chinês tem vindo a prometer.

A economia chinesa cresceu 9,9% em 2004, mas o governo, com receio da explosão da actual bolha especulativa, tem como objectivo reduzir a pouco e pouco este crescimento através de medidas de restrição de empréstimos ao sector imobiliário e da construção civil, e, devido a receios de excesso de capacidade, às industrias do aço e do cimento.

O relatório aponta para um crescimento muito inferior às estimativas de um painel de economistas do Centro de Informações Estatais, organismo também tutelado pela CNRD, que no início de Abril apontou para um crescimento de 9,3% em 2006.

O Departamento Nacional de Estatísticas da China previu também no início de Abril um crescimento da economia de 9% em 2006.

As últimas estimativas ficam também aquém dos valores anteriormente adiantados pelos serviços centrais da CNRD, que prevêem um crescimento entre 8,5 e 9 %, e às expectativas de crescimento de 9% previsto perlo Banco Popular da China, o banco central do país.

Os objectivos de Pequim, expostos no plano de desenvolvimento a cinco anos 2006-2010, incluem a redução do crescimento económico para uma média de 7,5% ao ano entre 2006 e 2010, com um crescimento de 8% em 2006.
Continue a ler esta notícia