Os altos são os mais espertos - TVI

Os altos são os mais espertos

  • Portugal Diário
  • 27 ago 2006, 18:02

Têm maior habilidade verbal e numérica e recebem salários maiores

Há muito que os pesquisadores defendem que pessoas mais altas recebem salários maiores que as baixas, o que, segundo um estudo que acaba de ser publicado, tem um motivo muito simples: os altos são mais espertos, noticia a Reuters.

«A partir dos três anos de idade e ao longo de toda a infância, as crianças mais altas têm desempenhos melhores em testes cognitivos», garantem as pesquisadoras Anne Case e Christina Paxson, da Universidade de Princeton, Estados Unidos.

Case e Paxson são autoras de um estudo sobre a relação entre a estatura e o êxito profissional, publicado esta semana no site da National Bureau of Economic Research.

As investigadoras basearam-se em dois estudos britânicos que acompanharam crianças nascidas entre 1958 e 1970 até à idade adulta.

Diferentes estudos tinham já atribuído baixa auto-estima e discriminação social em relação aos mais baixos devido aos menores salários recebidos por estes. Mas Case e Paxson acreditam que a vantagem dos mais altos no mercado de trabalho vai além da questão da imagem.

«As pessoas mais altas têm maior probabilidade de serem escolhidas para cargos com melhores remunerações, que requerem mais habilidade verbal e numérica e maior inteligência», defendem as investigadoras.

Segundo o estudo, as pessoas que são dez centímetros mais altas ganham 10 por cento mais do que a média, tanto nos Estados Unidos como no Reino Unido.

As investigadoras defendem que as vantagens começam muito antes de os altos começarem a trabalhar. Os primeiros anos de vida são cruciais para determinar a habilidade cognitiva e a estatura.

O relatório veio confirmar estudos prévios que mostram que a nutrição infantil é um factor essencial para prever a inteligência e a estatura do indivíduo.
Continue a ler esta notícia