TGV já custou 60 milhões - TVI

TGV já custou 60 milhões

Governo apresenta projecto do TGV

O projecto do TGV já custou 60,1 milhões de euros em estudos.

Relacionados
Este valor representa quase o dobro dos 34 milhões de euros gastos desde 1998 com trabalhos semelhantes para o novo aeroporto na Ota, diz o «Correio da Manhã».

Com apenas seis anos de desenvolvimento, o projecto, que arrancou em 2001 com o Governo de António Guterres, contou com uma despesa média anual de 16 milhões de euros nos últimos três anos, período em que passaram pelo Governo a coligação PSD/CDS-PP e o PS. E, para 2007, prevê-se um gasto de 18 milhões de euros.

A análise da evolução anual do investimento, segundo o relatório e contas de 2006 da Rave, deixa claro que é a partir de 2003, quando Durão Barroso era já primeiro-ministro, que o projecto do TGV sofre o maior impulso financeiro: entre 2003 e 2005, período que corresponde a três orçamentos definidos pelo Governo PSD/CDS-PP, o investimento anual em estudos dispara de 7,6 milhões de euros para 19,2 milhões.

Com a vitória do PS, José Sócrates manteve a aposta no TGV, com a despesa anual a atingir 14,2 milhões de euros, em 2006.

A Rave tem dirigido os trabalho técnicos para as linhas Lisboa-Porto, Lisboa-Madrid, Porto-Vigo e a chamada rede integrada, onde os estudos têm em conta o efeito global do projecto nas áreas servidas pelas três linhas.

Do investimento total de 60,1 milhões de euros em estudos, 32 milhões respeitam aos eixos Lisboa-Porto, Lisboa-Madrid e Porto-Vigo.

Os trabalhos técnicos para os troços transfronteiriços absorveram 1,5 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados