Obama apoia resposta conjunta à crise do G20 - TVI

Obama apoia resposta conjunta à crise do G20

Obama eleito novo presidente dos Estados Unidos

E assegura que vai trabalhar nesse sentido assim que tomar posse

Relacionados
O presidente recém-eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, apoia a resposta coordenada à crise financeira, levada a cabo na reunião do G20, que juntou os países desenvolvidos e emergentes.

Segundo o jornal «Cinco Dias», Obama mostrou estar disponível para trabalhar com o grupo de países na melhoria do sistema financeiro global quando tomar posse do seu cargo, em Janeiro.

«O presidente eleito acredita que as intenções dos líderes do G20 das principais economias mundiais são uma oportunidade importante para encontrar uma resposta coordenada à crise financeira global», disseram a secretária de Estado Madeleine Albright e o ex-congressista Jim Leach, num comunicado.

Albrigh e Leach sublinharam ainda que existe «uma determinação de Obama para continuar a trabalhar conjuntamente nestes desafios quando chegar ao seu cargo» em Janeiro.

Recorde-se que o novo presidente dos Estados Unidos afirmou, na sua primeira conferência de imprensa depois da eleição, que a prioridade do seu Governo será a economia e vai tomar todas as medidas para a resolução da crise financeira. Como tal, Barack Omana sublinhou como primeiras medidas a baixa de impostos e o aumento de produção.

«As nossas prioridades vão ser a redução de impostos às famílias com mais dificuldades e o aumento da produção norte-americana», disse na altura.

Ao nível da classe média, o novo chefe do Governo realçou a criação de emprego, benefícios fiscais e melhores condições no desemprego.
Continue a ler esta notícia

Relacionados