Katrina: vítimas processam governo federal - TVI

Katrina: vítimas processam governo federal

  • Portugal Diário
  • 14 mai 2007, 12:06
Katrina - Manchete

Mais de 250 mil pessoas acusam engenheiros do exército de negligência

Desde que as águas das inundações deixaram Nova Orleães, que a ideia de que o Governo federal dos Estados Unidos é o grande culpado pela catástrofe provocada pelo Katrina, em Agosto de 2005, enfureceu as vítimas do furacão, segundo o jornal Público que cita o Washington Post.

Vário cartazes alinhados nos relvados das casas ainda arruinadas, acusam o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos, responsável pelo sistema de diques: «Responsabilizem os engenheiros». O Governo norte-americano enfrenta queixas de mais de 250 mil pessoas e todas exigem indemnização. Acreditam que os engenheiros desenharam negligentemente o sistema de reservatórios e canais que atravessam a cidade.

Não é certo ainda se os queixosos vão conseguir receber algum dinheiro, até porque os peritos sublinham as dificuldades de se ser bem sucedido num processo contra o governo. O montante total de indeminizações excede os 278 mil milhões de dólares, superando a estimativa de 125 mil milhões para a recuperação da Costa do Golfo.

O valor das indeminizações é a prova do sentimento de quem foi atingido pelo Katrina. «Esta foi a maior catástrofe na história dos Estados Unidos e as pessoas querem justiça», explicou Joseph M. Bruno, um dos advogados dos queixosos.

Passados dois meses depois do início do prazo para receber queixas, os funcionários continuam a compilar os processos. Paira no ar o sentimento geral de que o governo federal e a agência militar são os culpados pela catástrofe, mas o problema coloca-se quando analisada a lei.

Nos EUA o governo não pode ser acusado de falhas em inundações e a lei impede mesmo qualquer acusação que ameace a discricionaridade de acção dos responsáveis. Os advogados vão por isso tentar encontrar erros em que o governo não goze de imunidade.
Continue a ler esta notícia