OCDE eleva previsões de crescimento na Europa - TVI

OCDE eleva previsões de crescimento na Europa

EUROPA NÃO ESTÁ NO PAPO

A OCDE reviu em baixa as previsões de crescimento para os EUA para 4,3% em 2004, quatro décimas abaixo do previsto em Maio, mas elevou as europeias.

Relacionados
Segundo a organização as razões desta revisão prendem-se com a debilidade do crescimento do emprego na maior economia do Mundo.

Em oposição as perspectivas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da Europa e do Japão são revistas em alta, de 1,6% par 2% e de 3% para 4,4%, respectivamente, disse Jean-Philippe Cotis, director económico da OCDE.

A recuperação a nível global está a ajudar os países europeus «onde a procura interna ainda está fraca, nomeadamente, na Alemanha e na Itália», explicou Cotis, acrescentando que «a recuperação ainda não está auto-sustentada e ainda depende em grande escala das exportações».

No que se refere a Portugal, já este mês, a OCDE tinha emitido um relatório onde considerava que a retoma da economia portuguesa «vai ser lenta» e que é difícil Portugal alcançar um défice inferior a 3% imposto pelo Pacto de Estabilidade.

No Relatório Económico sobre Portugal a OCDE prevê que a riqueza produzida em território nacional cresça 0,8% em 2004, sustentada pelo aumento de 1,8% do investimento e de 1,5% do consumo privado enquanto nas exportações líquidas (exportações menos importações) é estimada uma redução de 0,4% no ano em curso.

Além disso, a organização prevê também um aumento da taxa de desemprego para 6,6%, enquanto que para 2005 é estimado um recuo para os 6,1%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados