Economistas: petição unânime para manter Bernanke na Fed - TVI

Economistas: petição unânime para manter Bernanke na Fed

Ben Bernanke

Actual presidente da Reserva Federal foi apontado por Bush

Os economistas norte-americanos consideram que o actual presidente da Reserva Federal, Bem Bernanke, está a fazer um bom trabalho, e fazem um apelo unânime ao presidente Barack Obama para que o mantenha no cargo, cujo mandato acaba no ano que vem.

O mandato de Bernanke começou em 2006 e fica marcado por pela grave crise económica que se desencadeou em Dezembro de 2007. No en tanto, praticamente todos os economistas estão de acordo que o pior dessa crise já passou e que a forma como lidou com a situação o torna merecedor de mais quatro anos aos comandos da Fed.

Os economistas admitem que Bernanke cometeu também alguns erros, nomeadamente a lentidão inicial na resposta às restrições ao crédito e a decisão de deixar cair o Lehman Brothers.

A previsão aponta agora para um crescimento de 2,4% no PIB do terceiro trimestre. A maioria dos economistas acredita que não há nada a ganhar numa mudança à frente da Reserva Federal, que tem em mãos a árdua tarefa de conduzir a maior economia do mundo para fora da recessão.

Recorde-se que Bernanke foi indicado por George W. Bush para o cargo, em substituição de Alan Greenspan. O Presidente dos EUA tem o poder de nomear o presidente da Fed e não há limite para o número de mandatos consecutivos.
Continue a ler esta notícia