Portugal estuda parceria com Alemanha nas tecnologias - TVI

Portugal estuda parceria com Alemanha nas tecnologias

Mariano Gago1

Portugal estuda parceria com sociedade de investigação alemã

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior reuniu-se hoje em Estugarda, Alemanha, com o presidente da sociedade de investigação Fraunhofer-Gesellschaft para estudar a possibilidade de uma cooperação futura nas áreas científica e tecnológica.

Com este encontro, Mariano Gago pretende dar continuidade ao esforço de internacionalização do sistema científico e tecnológico português, anunciou o Ministério.

A reunião com Hans-Jürg Bullinger, presidente da Sociedade Fraunhofer-Gesellschaft, incluiu a análise de temas de interesse comum para o estabelecimento de acordos de cooperação futura, nomeadamente para o desenvolvimento de parcerias de âmbito europeu que reforcem a participação portuguesa em redes europeias de investigação.

Esta cooperação visa em particular a participação de portugueses em projectos de desenvolvimento tecnológico a submeter ao próximo programa quadro de I&D da Comissão Europeia.

A sociedade de investigação Fraunhofer-Gesellschaft, fundada em 1949, é uma organização sem fins lucrativos que dispõe de um orçamento anual de cerca de mil milhões de euros.

Este organismo reúne 80 unidades de investigação, incluindo 58 institutos Fraunhofer em toda a Alemanha, onde trabalham cerca de 12.500 cientistas e engenheiros.

Com esta iniciativa, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior pretende estender o processo de parcerias internacionais estabelecidas recentemente com o Massachusets Institute of Technology, a Universidade de Carnegie Mellon, e a Universidade do Texas, em Austin.

Este processo tem sido desenvolvido na sequência de outras parcerias com grandes organizações científicas iniciadas durante a década de 90, nas quais se distingue a cooperação com o CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear) e a ESA (Agência Espacial Europeia).
Continue a ler esta notícia