Venda de carros na Alemanha dispara 40% - TVI

Venda de carros na Alemanha dispara 40%

BMW

França e Itália também já revelam recuperação

Relacionados
A venda de carros na Alemanha aumentou 40% em Março deste ano, comparando com o mesmo mês de 2008, de acordo com os dados anunciados pela VDA, a associação alemã do sector automóvel, e citados pela Lusa.

A associação adiantou que foram vendidos 401 mil veículos no mês passado, sendo o maior aumento nas vendas automóveis desde 1992.

Este aumento deveu-se aos apoios do governo alemão que concedeu um subsídio de 1,5 mil milhões de euros ao sector e deu incentivos aos consumidores para que trocassem os seus carros antigos por outros novos e menos poluentes.

Através deste programa de troca, os proprietários de carros com pelo menos nove anos podem receber até 2.500 euros na compra de um novo.

Vendas de carros afundam 42% em Portugal

Vendas de carros sobem em França

Os analistas afirmaram que este aumento mostra um «frenesim de compras» que está a acontecer na Alemanha vai aliviar a recessão que a maior economia da Europa está a enfrentar.

Os resultados das vendas são um primeiro sinal de que a indústria automóvel pode estar a recuperar da crise económica que levou ao encerramento de várias fábricas e a inúmeros despedimentos.

A tendência de aumento das vendas que se verificou na Alemanha repete-se noutros países da Europa: as vendas automóveis disparam 8,1% em França e, em Itália, verificou-se também um aumento, ainda que muito ligeiro (0,24%), depois de 14 meses consecutivos de quedas.

Nos Estados Unidos da América, foram conhecidos quarta-feira os resultados das vendas do sector automóvel caíram 37% em Março deste ano, comparando com o mesmo mês de 2008, mas registaram um aumento de 24,5%, em relação aos dados de Fevereiro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados