Mais de 3 mil trabalhadores do sector automóvel em formação - TVI

Mais de 3 mil trabalhadores do sector automóvel em formação

ANUNCIO 1057459 IMG2

Instituto do Emprego e Formação Profissional está a apoiar empregados de 14 empresas

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) apoiou 14 empresas do sector automóvel com cerca de cinco milhões de euros, colocando 3.295 trabalhadores em formação profissional, disse esta segunda-feira o presidente da entidade.

Francisco Madelino referiu à agência Lusa que há ainda mais três candidaturas aos apoios, o que elevará o número de trabalhadores abrangidos pelo programa para 3.659 e o montante de apoios para 6 milhões de euros.

O programa Qualificação Emprego, criado pelo Governo como resposta às dificuldades que a indústria automóvel atravessa, tem uma dotação de 70 milhões de euros e estima envolver um total de 20 mil trabalhadores.

De acordo com o presidente do IEFP, «a quase totalidade» das candidaturas aprovadas refere-se à redução do horário de trabalho e não à suspensão dos contratos de trabalhos.

«Das 17 candidaturas, 8 referem-se a grandes empresas, 6 a médias e 2 a pequenas», acrescentou.

Todas as empresas vão ter apoios à formação

Segundo Francisco Madelino, a regulamentação será agora generalizada aos restantes sectores, mas com alguns aspectos diferentes.

No caso do sector automóvel, por exemplo, cada empresa pode envolver no programa de formação até 35% dos trabalhadores, enquanto nos restantes sectores esta percentagem poderá apenas ser de 25%.

O programa Qualificação Emprego permite às empresas suspender ou reduzir o tempo dos contratos de trabalho, em determinadas condições verificadas pelo Estado.

Em virtude desta situação, a parte dos trabalhadores que reduz a actividade produtiva ou que suspende o vínculo verá reduzida consequentemente a sua remuneração, sendo uma parte desta situação paga pelo Estado e outra pela empresa.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos