Multinacional Euronadel deixa Portugal e 182 no desemprego - TVI

Multinacional Euronadel deixa Portugal e 182 no desemprego

Emprego

Indemnizações pagas aos trabalhadores serão superiores ao exigido por Lei

O grupo alemão Groz-Beckert vai encerrar definitivamente a fábrica de produção de agulhas Euronadel, na Abóboda, perto de Cascais, deixando assim os 182 trabalhadores da unidade no desemprego.

Num comunicado citado pela Lusa, o grupo justifica o fecho com a «deterioração de diversos factores do mercado global, em particular da indústria têxtil» e com a consequente necessidade de reduzir a sua «sobrecapacidade produtiva».

Os trabalhadores foram informados esta quarta-feira da decisão, pelas 15:00 horas.

«A Euronadel produz exclusivamente para o grupo Groz-Beckert, o qual deixou de colocar quaisquer encomendas a esta sua subsidiária, pela conjunção negativa de factores como uma vertiginosa quebra nas vendas e perda do valor do produto face à concorrência de empresas do continente asiático», refere o comunicado.

A multinacional alemã tem «intenção» de atribuir aos trabalhadores dispensados indemnizações «superiores ao exigido por lei».

Na comunicação que dirigiu aos funcionários, o vice-presidente executivo do Groz-Beckert, Miroslav Svedja assegurou que a dissolução da empresa Euronadel é «irreversível», tendo em conta as «condições totalmente adversas» do mercado.
Continue a ler esta notícia