Galp compra Esso em Portugal e Espanha - TVI

Galp compra Esso em Portugal e Espanha

GALP

(Notícia actualizada)

Relacionados
A Galp Energia acaba de anunciar a compra dos negócios de distribuição de combustíveis e lubrificantes da ExxonMobil na Península Ibérica, ou seja, a Esso em Portugal e em Espanha. Para além de acrescentar um volume de vendas de cerca de um milhão de toneladas de produtos petrolíferos por ano, esta aquisição vai permitir à Galp ficar com mais 130 estações de serviço.

«A Galp Energia assinou um acordo para a aquisição da participação da ExxonMobil Mediterranea na Esso Espanola e na ExxonMobil Portugal Holdings, proprietária da Esso Portuguesa. A transacção, que representa um volume de vendas de cerca de um milhão de toneladas de produtos petrolíferos por ano, inclui a rede ibérica de estações de serviço da ExxonMobil, actualmente constituída por 130 estações de serviço e os negócios de wholesale, GPL, aviação e indústria», refere a empresa em comunicado.

O acordo inclui ainda a transferência para a Galp Energia da maioria do negócio de lubrificantes da ExxonMobil Petroleum and Chemical, BVBA, em Portugal e Espanha. Excluídos do acordo estão os negócios de asfaltos em Espanha, lubrificantes para aviação, marinha, lubrificantes de marca própria, parafinas, white oils e óleos base.

Negócio dos químicos da Exxon não faz parte do acordo

Adianta a petrolífera portuguesa que, o presente acordo não tem qualquer impacto no negócio dos químicos da ExxonMobil em ambos os países. «Uma vez que a transacção será realizada através da venda de participações, todos os contratos e acordos comerciais existentes, bem como os contratos de trabalho em vigor, manter-se-ão válidos após a data da conclusão», afirma.

A transacção fica agora sujeita à aprovação das autoridades competentes.

De acordo com a Galp, esta aquisição vai permitir-lhe aumentar a dimensão das suas operações ibéricas, o seu principal mercado na actividade de distribuição de produtos petrolíferos. «A aquisição resultará ainda em significativas economias de escala, que serão obtidas através da integração das operações», acrescenta.

Diz ainda a petrolífera que os seus principais objectivos na sua actividade da distribuição de produtos petrolíferos são a maximização do retorno da sua rede através da melhoria de eficiência e o aumento do seu volume de vendas de forma a ficar equilibrada com a capacidade de refinação planeada.

Quanto ao valor da operação, a mesma fonte diz que «as partes acordaram manter o valor da transacção sob sigilo».

As acções da Galp sobem 1,05% para os 16,32 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados