Portugal já tem mais casas do que famílias - TVI

Portugal já tem mais casas do que famílias

Casa

A construção de casas novas em Portugal tem vindo a diminuir, devido à saturação do mercado. Nesta altura, existem já mais alojamentos no País do que famílias.

Metade da produção do sector da construção e obras públicas advém da habitação. A construção de casas novas foi a grande sustentação de milhares de empresas, durante anos, ao ritmo de cem mil novos fogos por ano.

A prazo, a saturação do mercado levou à redução do número de casas construídas. O novo presidente da Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras públicas do Norte, Reis Campos, refere que se passou de um número superior aos cem mil fogos, no início da década, para 85 mil em 2003, e apenas 61 mil, no ano passado.

«Em Portugal existem 3,651 milhões de famílias e 5,019 milhões de alojamentos, o que dá mais de um alojamento por família», disse em entrevista ao «Jornal de Notícias».

O responsável diz ainda que a actividade de construção caiu 18,1% nos últimos três anos. Sabendo-se que movimenta 15 mil milhões de euros por ano, isto significa que o sector perdeu quase três mil milhões de euros em apenas três anos.
Continue a ler esta notícia