O café atinge transversalmente toda a população e apresentando um consumo constante ao longo da semana, segundo as conclusões avançadas por Artur Monteiro, da Nutricafés, que marcou presença no segundo dia de workshops do Espaço Café.
O consumidor português é adepto preferencial do café expresso, bebendo duas chávenas, em média, por dia.
No entanto, Portugal distingue-se dos restantes países europeus, ao registar um consumo de blends com um alto teor de arábicas, uma tendência contrária ao registado no espaço europeu.
Ainda segundo Artur Monteiro, quer o mercado que o consumidor português encontram-se numa fase de alteração dos seus hábitos de consumo, apresentando-se este último mais exigente e as empresas mais atenta em disponibilizar novas marcas, produtos, espaços e ocasiões de consumo, apostando, para esse fim, no reforço da imagem e na percepção das necessidades reais do consumidor.
Recorde-se que a Horexpo, local onde decorreu o Workshop, é a mais importante feira de Restauração, Hotelaria e Vending que se realiza este ano na Península Ibérica, ocupando os quatro pavilhões do Recinto de Exposições da FIL/AIP no Parque das Nações.
Durante os quatro dias do certame, a estimativa apontava para cerca de 30.000 visitas de profissionais deste sector. O interesse e a importância que gera nos profissionais e nas empresas que trabalham com este sector, justifica a importância que esta mostra já tem no quadro das feiras que se realizam em Portugal. O sector está mobilizado à volta deste certame, que contará com o apoio e a presença dos mais importantes operadores económicos.
A Horexpo tem a participação de 838 expositores, directos e indirectos, que serão distribuídos por seis grandes sectores de exposição.
![Portugal é dos países com maior nível de consumo de café - TVI Portugal é dos países com maior nível de consumo de café - TVI](https://img.iol.pt/image/id/205057/400.jpg)
Portugal é dos países com maior nível de consumo de café
- Redação
- SAS
- 3 abr 2006, 20:16
![Chávena de café (arquivo)](https://img.iol.pt/image/id/205057/1024.jpg)
O afé, com uma penetração de 83%, é café é um dos bens alimentares mais enraizados na cultura portuguesa.
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