BCE mantém taxas de juro em 2,25% - TVI

BCE mantém taxas de juro em 2,25%

Dinheiro

O Banco Central Eurpeu (BCE) manteve hoje as taxas de juro de referência para a Zona Euro estáveis nos 2,25%, tal como esperavam os economistas, depois do aumento do preço do dinheiro no passado mês de Dezembro.

A ausência de pressões inflacionistas e também a fragilidade da retoma da economia europeia são os motivos apontados pelos especialistas para a manutenção das taxas.

Os economistas aguardam agora com maior expectativa pelo discurso do presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, na conferência de imprensa que dará depois da reunião.

O BCE tinha já afirmado que a subida das taxas em Dezembro não era indicativa de que iria existir uma sequência de aumentos na Zona Euro, ao contrário do que aconteceu nos EUA. No discurso desta tarde, Trichet deverá já dar mais indicações sobre quais os próximos passos da instituição em termos de política monetária.

Para já, muitos economistas acreditam que o próximo aumento do preço do dinheiro nos Doze será em Março, quando o banco apresenta também as suas previsões económicas para este ano.

Especialistas do Commerzbank, citados pela agência EFE, alertam que qualquer subida das taxas acima de 50 pontos base pode ter efeitos negativos na reactivação da economia, tendo em conta os desequilíbrios e riscos existentes, como o elevado preço do crude, o elevado défice comercial dos EUA e o disparo dos preços de imobiliário em alguns mercados.

Para o resto do ano, os analistas apontam subidas das taxas apenas até aos 2,75% ou aos 3%.
Continue a ler esta notícia