Euribor a seis meses abaixo dos 4,25% - TVI

Euribor a seis meses abaixo dos 4,25%

Zona Euro

Prestações devem baixar já em Dezembro

Relacionados
As Euribor continuam em queda, pela 28ª sessão consecutiva. A taxa a seis meses, a mais usada em Portugal como indexante dos contratos de crédito à habitação, registou também uma nova descida, para 4,214%.

Com este movimento, a taxa está finalmente a menos de 100 pontos base da taxa de referência do Banco Central Europeu (BCE), que se situa nos 3,25%.

A Euribor a três meses também registou uma descida, para 4,153%, um valor que já não era atingido há quase um ano e meio. Quanto à taxa a 12 meses, recuou para 4,271%.

Boas notícias para milhares de famílias que aguardavam há muito pela descida das taxas para verem baixar as suas prestações mensais a pagar ao banco. A não ser que as taxas comerciais registem uma forte inversão de tendência até ao fim do mês, tudo indica que os contratos que forem revistos em Dezembro deverão já sentir os benefícios desta descida. Recorde-se que a revisão dos contratos em Dezembro terá por base a média mensal da Euribor neste mês de Novembro.

A permitir a descida das taxas comerciais, que são também interbancárias, está a melhoria das condições do mercado de crédito, que esteve fechado por várias semanas na sequência da crise financeira, que tornou os empréstimos entre bancos praticamente inacessíveis.

A ajudar estão também os cortes da taxa de referência do BCE e que foram dois em apenas um mês, passando a taxa directora de 4,25 para 3,25%. Os analistas acreditam que haverá uma nova descida em Dezembro e outra durante o primeiro trimestre do ano que vem. Ao longo de 2009 poderão ainda verificarem-se novos cortes, com alguns especialistas a acreditarem que o preço do dinheiro recue para 2%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados