Trichet diz que BCE ponderou baixar ainda mais taxas de juro - TVI

Trichet diz que BCE ponderou baixar ainda mais taxas de juro

Trichet

Instituição chegou a pensar em descida de 0,75 pontos percentuais

Relacionados
O presidente do Banco Central Europeu (BCE) disse esta quinta-feira que a instituição colocou em cima da mesa vários cenários de redução das taxas de referência, incluindo um superior à descida de 50 pontos base.

Em conferência de imprensa após o anúncio da baixa das taxas de juro até aos 3,25 por cento, Jean-Claude Trichet diz que foi discutida a opção de cortar para os 3% as taxas de referência, uma descida que, a verificar-se, seria histórica ao representar um corte de 0,75 pontos percentuais.

«Faremos o necessário para restaurar a estabilidade financeira», disse o presidente do BCE para justificar a opção tomada e o que se pode esperar da instituição para os próximos tempos. Os mercados, no entender de Jean-Claude Trichet, permanecem voláteis e num grau «muito elevado».

O responsável alertou ainda para os «desafios extraordinários» que aí vêm e sublinhou que a crise financeira vai durar mais tempo do que se poderia prever numa primeira fase. Neste tópico, o porta-voz do BCE pediu para os bancos seguirem as medidas tomadas para contrariar a turbulência financeira.

Sobre a inflação, Jean-Claude Trichet reconheceu que os preços continuam elevados face ao que seria desejável.
Continue a ler esta notícia

Relacionados