Ministro: redução dos juros é alívio para famílias e empresas - TVI

Ministro: redução dos juros é alívio para famílias e empresas

  • Sónia Peres Pinto
  • 6 nov 2008, 13:57
Teixeira dos Santos

BCE tem estado atento à evolução dos mercados e da economia

Relacionados
Para o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, a redução das taxas de juro por parte do Banco Central Europeu para 3,25% «é uma decisão importante, é uma boa notícia e é um alívio para as famílias e para as empresas».

No entender do Governante «é sinal de que as políticas dos vários governos que têm vindo a tomar no sentido de dar garantias ao sistema financeiro e de o recapitalizar são iniciativas importantes e daí estarmos a sentir esses efeitos na redução das taxas de juro», refere à saída do debate sobre a proposta de Estado para 2009, no Parlamento.

Quando questionado se o BCE podia ter ido mais longe, Teixeira dos Santos diz apenas que «é algo que o Banco Central Europeu tem de apreciar», acrescentando ainda que o organismo liderado por Trichet tem dado nota de que está atento ao evoluir dos mercados financeiros e da economia.

«Já tomou duas decisões de redução de taxas de juro. Estou certo que vai continuar a acompanhar a evolução dos acontecimentos», conclui.

Recorde-se que, o BCE anunciou esta quinta-feira um corte de 50 pontos base na taxa de juro de referência para a Zona Euro, dos anteriores 3,75% para 3,25%.

De acordo com as perspectivas dos analistas, esta ainda não deverá ser a última descida do ano, já que em Dezembro deverá haver ainda lugar a uma nova baixa do preço do dinheiro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados