Portugal recebeu 10 novos projectos comerciais em 2006 - TVI

Portugal recebeu 10 novos projectos comerciais em 2006

Centro Comercial

Ao longo de 2006, Portugal recebeu mais espaços comerciais. O mercado de retalho (que abrange equipamentos com mais de 5.000 m2, incluindo retail parks e outros formatos) acentuou o seu crescimento, com a inauguração de dez novos projectos e uma ampliação.

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Segundo um relatório da consultora internacional Jones Lang LaSalle, no total, foi criada uma área bruta locável (ABL) de 247.000 m2, sendo que a ABL inaugurada fez crescer o stock em cerca de 10,3% face ao ano anterior. No final do ano, o stock nacional ascendia a mais de 2,6 milhões de m2 de ABL distribuídos por 137 projectos, numa densidade média de 255 m2 de ABL por 1.000 habitantes.

O primeiro semestre foi o responsável pelo maior volume de ABL inaugurada, num total de perto de 160.000 m2, enquanto que, na segunda metade do ano, abriram portas seis novos equipamentos, num total de mais de 87.000 m2.

Centros Comerciais continuam a liderar inaugurações

O formato de centros comerciais continuou a liderar as inaugurações em 2006, quer em termos de ABL, quer em termos do número de complexos. Cerca de 53% da ABL inaugurada em 2006, correspondente a 130,333 m2 diz respeito a novos centros comerciais, diz a consultora.

No 1º semestre do ano abriram as portas o RioSul Shopping, o Forum Coimbra, e o Campo Pequeno, sendo os dois primeiros os complexos de maior dimensão inaugurados durante o ano. Na segunda metade do ano, foi inaugurado o Ferrara Plaza, em Paços de Ferreira, e a extensão do Arrábida Shopping, em Vila Nova de Gaia, que conta agora com mais 4.530 m2.

Nos centros comerciais prime (regionais/ sub-regionais com hipermercado), as rendas das lojas variam entre 80 euros/m2/mês (até 30 m2) e os 15euros/m2/mês (1.100 m2).

Nos centros comerciais secundários (urbanos/locais), os valores variam entre os 50 euros/m2/mês (lojas até 30 m2) e os 12 euros/m2/mês (nas lojas com áreas superiores a 1.100 m2).

Retail parks em expansão

Os retail parks «têm revelado um crescimento substancial», revela o relatório da Jones Lang LaSalle. Em 2006, cinco dos dez complexos inaugurados foram retail parks, numa ABL total de 74,668 m2, correspondente a cerca de 30% do novo stock. Surgiram no mercado o Portimão Retail Park, no 1º semestre, enquanto que no 2º semestre foram inaugurados o Gaia Retail, o Viana Retail Center, o Atlântico Retail Park de Ovar e o Atlântico Retail Park de Tondela, estes dois últimos ambos promovidos pela De Borla. À semelhança dos centros comerciais, também o Grande Porto e a Zona Norte concentraram a maior parte das inaugurações de retail parks.

As rendas neste formato situam-se entre os 7 e os 14 euros/m2/mês nas MSU's e nos 20 euros/m2/mês para as áreas de restauração.

Quanto a factory outlets e outros formatos, em 2006, surgiu no mercado apenas um complexo no formato de Grande Armazém, correspondente a 17% do stock inaugurado: o El Corte Inglés de Gaia, num total de 42,000 m2. As rendas no formato de factory outelts oscilam entre os 15 e os 30 euros/m2/mês.
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