Banca e Portugal Telecom pressionam bolsa de Lisboa - TVI

Banca e Portugal Telecom pressionam bolsa de Lisboa

Euronext (logo)

A bolsa de Lisboa segue em queda numa altura em que as congéneres europeias seguem mistas, pressionadas pela divulgação dos números do emprego nos EUA ao início da tarde de hoje.

Relacionados
A nível doméstico, o PSI20 perde 0,29 por cento para 9.466,68 pontos, com um fraco volume de negociações.

A pressionar o mercado continua a Portugal Telecom ao perder 0,52% para 9,50 euros, numa altura em que Angola e a PT estão em braço de ferro na Unitel. Já a sua participada, PT Multimédia está a ganhar 0,33% para 9 euros.

A queda é generalizada no sector financeiro. O BCP perde 0,45% para 2,23 euros, depois de o Banco Comercial Português ter admitido vender balcões e parte da carteira de crédito associada ao negócio dos cartões, como forma de evitar que a Autoridade da Concorrência (AdC) chumbe a sua intenção de comprar o Banco BPI.

Assim, também o BPI derrapa 0,51% para 5,87 euros. O banco espanhol La Caixa reforçou a sua posição para 18,679% do capital social do BPI, anunciou ontem a instituição liderada por Fernando Ulrich. Assim, o BCP está mais pressionado a subir preço na OPA sobre o BPI. Quanto ao BES perde 0,55% para 10,85 euros.

O grupo Sonae também transacciona no vermelho. A Sonae SGPS perde 0,85% para 1,16 euros, depois de ter contratado Loyola de Palácio para gerir as relações com a Telefónica e Bruxelas. Para além disso, a Sonae vai investir 60 milhões de euros num «Shopping» em Évora. A Sonae Indústria perde 0,61% para 6,48 euros. A excepção é a Sonaecom que ganha 0,23% para 4,28 euros.

Quem ainda não tomou posição foi o peso pesado da energia. A EDP está paralisada nos 2,98 euros, depois de se saber que a Lehman Brothers comprou 1,5% do capital da EDP.

Fora do PSI20, o destaque vai para a Ibersol que cai 1,88% para 7,85 euros, depois do regulador espanhol ter anunciado que autoriza a Oferta Pública de aquisição (OPA) que o grupo português lançou sobre a Telepizza.

No resto da Europa, as principais praças seguem em terreno misto. O CAC perde 0,12%, o IBEX 0,26%, o DAX 0,40% e o FTSE soma 0,02%.

Para os Estados Unidos, as previsões são de uma abertura em terreno misto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados