Acções do BCP vão pagar factura da compra do banco BCR - TVI

Acções do BCP vão pagar factura da compra do banco BCR

  • Alexandra Ferreira
  • 14 nov 2005, 14:34
BCP - Milennium

Se o BCP vencer o concurso para aquisição de 61,9% do capital do Banca Comerciala Romana (BCR), no curto prazo, as acções vão pagar a factura. Mas, ao contrário, no longo prazo, a integração do banco romeno na estrutura do BCP poderá ser «interessante». Quem o diz é o JP Morgan, numa previsão do comportamento dos títulos do BCP nos dois cenários, isto é, no caso de comprar o BCR ou de perder a corrida.

Relacionados
«Chegaríamos a uma dissolução do ganho por acção de cerca de 3%, resultado de uma sobreavaliação do BCR», caso o BCP consiga adquirir o BCR. Isto mesmo tendo presentes «outras alternativas de financiamento (relativamente à opção pelo aumento de capital), entre as quais a venda de outros activos, a apropriação de excesso de capital do BCR ou os recursos próprios do banco que lhe permitiriam reunir 1.2 milhões de euros», explica o JP Morgan.

«Estamos convencidos de que a administração do BCP vai lutar de forma agressiva pelo BCP, mesmo à custa de alguma desvalorização das acções no curto prazo, ao identificar o banco romeno como um negócio chave na estratégia de médio e longo prazo do BCP,num momento em que o mercado doméstico permanece enfraquecido e a Polónia e Grécia parecem insuficientes para transferir a fonte de receitas em termos geográficos», justifica o JP Morgan.

No caso do BCP perder a corrida a favor do Erste Bank, «as acções serão menos pressionadas, apesar de crermos que os investidores vão passar a incorporar o risco de aquisições daqui para a frente», prevê o banco de investimento.

No entretanto, termina o JP Morgan, «aguardamos a decisão final (que será divulgada durante o próximo mês) e não esperamos grandes alterações nos preços actuais das acções do BCP».

Os títulos do BCP negoceiam estáveis nos 2,14 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados