Katrina lança crise no petróleo e ameaça disparar preço dos combustíveis - TVI

Katrina lança crise no petróleo e ameaça disparar preço dos combustíveis

  • Alexandra Ferreira
  • 2 set 2005, 10:15
gasolina, gasoleo

O preço do petróleo aliviou ligeiramente para valores abaixo dos 70 dólares por barril, numa altura em que Washington está a estudar formas de incentivar a construção de novas refinarias nos Estados Unidos, para fazer face à crise de produção no Golfo do México, depois da passagem do furacão Katrina.

Cerca de 10% da produção norte-americana de crude está comprometida devido ao encerramento de 8 refinarias nos Estados Unidos, situação que provocou a subida de 9% ontem dos futuros da gasolina.

Alguns membros do G 20, grupo que inclui as maiores potências industriais do mundo, dizem que as limitações das refinarias norte-americanas e a subida vertiginosa dos combustíveis poderão comprometer o crescimento das economias mundiais.

O Platts, indicador de referência do mercado de produtos petrolíferos revela que as cotações internacionais de gasolina 95 para a Europa do Norte dispararam e desde sexta-feira que a cotação da gasolina 95 CIF (inclui preço de transporte) subiu 200 dólares por tonelada e precipitou um aumento de 28% na gasolina, só nos últimos 5 dias.

A evolução das cotações internacionais tem um peso de 40% no preço da gasolina em Portugal e este aumento de 28% poderá traduzir-se numa subida de 10 cêntimos por litro da gasolina, pagos pelo consumidor final já em Setembro, caso o preço do barril de petróleo não recue, segundo o «Jornal de Negócios».

O petróleo em Nova Iorque está a negociar nos 69,35 dólares por barril, a cair 0,17% e o crude da referência Brent vale agora 67,65 dólares por barril, a perder 0,1%.
Continue a ler esta notícia