Custo de chamas móveis em Portugal acima da média da OCDE - TVI

Custo de chamas móveis em Portugal acima da média da OCDE

Portugal está entre os países que mais pagam por telecomunicações móveis pré-pagas. As conclusões são do relatório «O Mercado das TMT em Portugal», Edição 2005/2006, sobre comparações de preços de comunicações móveis em países da OCDE.

O «Price Benchmarking para o Cabaz Móvel Pré-pago» contempla 31 operadores da OCDE, considerando-se, no mínimo, os dois operadores com a maior quota de mercado em clientes por país. Nos casos em que se analisou apenas um operador por país, o operador contemplado apresenta uma quota de mercado mínima de 50%. Em Portugal cerca de 83% dos utilizadores de comunicações móveis usam cartões pré-pagos.

No Cabaz Móvel Pré-pago para o utilizador com perfil de tráfego reduzido verificamos que a média nos países da OCDE é de 172,01 euros (206,79 dólares/PPC (Paridade do Poder de Compra)).

O estudo refere que a situação dos operadores portugueses é, nos dois casos analisados, penalizante para este perfil de utilizador, já que na TMN os valores obtidos encontram-se 9,2% acima da média da OCDE e na Vodafone Portugal 33,5%, com respectivamente 187,82 euros (225,8 dólares/PPC) e 229,66 euros (276,1 dólares/PPC).

A Vodafone Portugal, neste perfil de consumo, apresenta o 5º mais caro Cabaz de Comunicações Móveis na OCDE, somente atrás da Turkcell na Turquia, da KDDI no Japão, da MoviStar na Espanha e da T-Mobile na Eslováquia. A TMN, por seu lado, aparece em 15ª posição.

A relação entre o cabaz mais caro e o mais barato é de 6:1, sendo o mais barato praticado pela TDC Mobil da Dinamarca 52,92 euros (63,62 dólares/PPC) e o mais caro praticado pela Turkcell na Turquia com 316,1 (380,01 dólares/PPC).

Todos os resultados são apresentados em dólares norte-americanos (com IVA) por Paridades de Poder de Compra da população em cada país.
Continue a ler esta notícia