Portugal exporta já 650 milhões para Castela e Leão - TVI

Portugal exporta já 650 milhões para Castela e Leão

Notas de euro

Governo de região espanhola assina protocolo de cooperação com a AICEP

Portugal exporta já 650 milhões de euros para a região de Castela e Leão. Por outro lado, as importações somam 960 milhões de euros, representando 10% do total de exportações desta comunidade.

A garantia foi dada esta quarta-feira pelo Governo da Comunidade Autónoma de Castela e Leão, que esteve no nosso país, numa visita de dois dias, que culminou com um almoço de empresários realizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola (CCILE).

Perante uma audiência de empresários portugueses e espanhóis, o Presidente do Governo da Junta de Castela e Leão, Juan Vicente Herrera Campo, defendeu um tecido empresarial e industrial moderno, baseado no sector agro-pecuário e garantiu que há sectores económicos, como o industrial, o energético, o mineiro, o automóvel e o aeronáutico são um desafio. O responsável não esqueceu o turismo rural, que já tem um peso importante no Peso Interno Bruto (PIB) da comunidade.

No que concerne às relações da comunidade de Castela e Leão com Portugal, Juan Vicente Herrera Campo, defendeu a importância das infra-estruturas de ligação entre Norte de Portugal e Castela e Leão, e a importância dos portos de Leixões e Aveiro para o sector logístico da Comunidade.

Recorde-se que foi assinado esta quarta-feira um protocolo de cooperação entre o Governo de Castela e Leão na e a AICEP Portugal representada por Basílio Horta.

Este protocolo vem no sentido de «reforçar a cooperação em matéria do desenvolvimento económico, dinamização e internacionalização das empresas que operam em ambos os mercados».

Basílio Horta frisou que este protocolo tem como meta «fortalecer o tecido económico».
Continue a ler esta notícia