Um quarto da fauna mundial desapareceu em 35 anos - TVI

Um quarto da fauna mundial desapareceu em 35 anos

Tigre (arquivo)

Estudo afirma que está em curso um dos «grandes episódios de extinção» da História

Relacionados
Mais de um quarto da fauna mundial desapareceu depois dos anos 70, escreve a agência Lusa, que cita um estudo publicado na sexta-feira pela Sociedade Zoológica de Londres em colaboração com o Fundo Mundial para a Natureza.

O estudo observou a evolução de cerca de 1.400 espécies de peixes, anfíbios, répteis, pássaros e mamíferos, concluindo que se registou um declínio de 27 por cento na fauna entre 1970 e 2005. A fauna terrestre sofreu uma redução de 25 por cento, a da água salgada baixou 28 por cento e a de água doce 29 por cento.

O documento sublinha que está em curso um dos «grandes episódios de extinção» da História e afirma que o Homem contribuiu para o desaparecimento de cerca de um por cento das espécies por ano. A poluição, a agricultura, a expansão urbana, o recurso excessivo à pesca e à caça são as razões citadas para explicar esta tendência.

Ser humano consome cada vez mais recursos naturais

«A redução da biodiversidade significa que milhões de pessoas vão ter um futuro onde as reservas alimentares serão mais vulneráveis aos insectos e às doenças e onde a água estará disponível em pouca quantidade e irregularmente», lamentou James Leape, director-geral do Fundo Mundial para a Natureza.

«Ninguém irá escapar ao impacto da redução da biodiversidade, pois ela vai evidenciar-se em menos medicamentos novos, numa maior vulnerabilidade aos desastres naturais e em efeitos acrescidos no que diz respeito ao aquecimento climático», acrescentou.

O estudo assinala ainda que este declínio coincide com uma fase em que os seres humanos consomem cada vez mais recursos naturais, gastando 25 por cento acima do que a natureza consegue substituir.
Continue a ler esta notícia

Relacionados