Crise vai durar entre 18 e 36 meses - TVI

Crise vai durar entre 18 e 36 meses

Despesas

Próximas duas semanas serão críticas

Relacionados
O economista e prémio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, diz que os próximos quinze dias serão cruciais na resolução da crise financeira, que previu durar pelo menos até 2010.

«A tendência é que leve muito tempo: entre 18 e 36 meses. O tempo necessário para que o processo (da crise) volte atrás», disse em entrevista à agência «Lusa» Muhammad Yunus, o criador do microcrédito que fundou o Banco Grameen e recebeu o Nobel da Paz em 2006 pelos esforços para retirar populações da pobreza extrema concedendo-lhes pequenos empréstimos.

O antigo professor de Economia afirmou que «as próximas duas semanas são críticas para verificar se os níveis de confiança voltam ao normal» sem os quais os bancos não voltam a conceder empréstimos para reanimar o sistema económico.

Yunus frisou também que o pior ainda não passou e que a instabilidade pode repetir-se em breve. «Esta crise não será a última. Pode voltar a acontecer no futuro próximo. Nos próximos 10, 20 anos, e será pior se voltarmos às tendências que condenamos agora como o capitalismo de casino, como o jogo nas bolsas de valores ou como a especulação a tornar-se jogo em vez de negócio», disse.

Se a crise atingir a economia real vai destruir anos de esforços para reduzir a pobreza em todo o mundo, alertou também Yunus, que acrescentou que «os que estavam a tentar fugir da pobreza são empurrados de volta e não conseguem fugir. Aqueles que acabaram de sair da pobreza são sugados de volta», disse.
Continue a ler esta notícia

Relacionados