Burla de seis milhões a grandes empresas - TVI

Burla de seis milhões a grandes empresas

Dinheiro2

Petrogal, Shell, Auto Sueco, Lactogal, Danone, Central de Cervejas, Entreposto N. H. e Campo Frio são gigantes da economia nacional que estão entre um total de 111 empresas vítimas de burla por parte de um grupo de 57 indivíduos, alguns já detidos.

Relacionados
De 2002 a 2004, estas empresas foram, enquanto fornecedoras, lesadas em 6,206 milhões de euros, naquele que é uma das maiores fraudes descobertas em Portugal, adianta o «Jornal de Notícias».

O caso, investigado pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) e Polícia Judiciária, vai agora a julgamento nas Varas Criminais de Lisboa, num megaprocesso já com mais de 20 mil folhas.

Só a acusação tem quase 500 páginas. Em causa estão crimes de burla, associação criminosa, falsificação de documentos e receptação.

O esquema era laborioso. Foi montando inicialmente por dois arguidos, com a ajuda de um advogado, que pretendiam refazer as suas vidas comerciais.

Consistia em arranjar empresas sem problemas aparentes no mercado e adquirir mercadorias a crédito a vários fornecedores, um hábito já cimentado no circuito comercial.

O pagamento das facturas só seria efectuado dentro de 60, 90 ou 120 dias, consoante os casos, mas os produtos eram recebidos no imediato e vendidos logo de seguida, a pronto pagamento, com descontos entre 30 a 50% relativamente aos valores de mercado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados