CGD: «Fundos de pensões podem ser um problema» - TVI

CGD: «Fundos de pensões podem ser um problema»

cgd

Bancos portugueses podem enfrentar prejuízos devido a aumento dos custos de financiamento e do crédito malparado

O presidente da CGD, Faria de Oliveira, disse esta quarta-feira que os fundos de pensões podem voltar a ser um problema para o sector e garantiu que os bancos portugueses podem enfrentar prejuízos, com o aumento dos custos de financiamento e do crédito malparado.

«Os fundos de pensões podem voltar a ser um problema daqui a três ou quatro anos» sustentou Faria de Oliveira antes de sublinhar que «pode ser necessário reverter este modelo para permitir que o problema dos fundos de pensões seja resolvido».

Durante a conferência de imprensa Financial Sector Conference 2009 - Strategies for a New Environment, promovida pela AT Kearney, o mesmo responsável destacou que «o aumento em custo de funding e o incumprimento do crédito pode provocar resultados negativos».

Essencial estratégia internacional coerente

Já o CEO do BES Investimento, José Maria Espirito Santo Ricciardi, frisou que o sistema bancário português necessita de implementar uma estratégia de internacionalização coerente como forma a crescer e fazer face à crise.

«Os bancos portugueses precisam de uma estratégia de internacionalização coerente», afirmou antes de referir que «no primeiro trimestre de 2009, mais de 50% dos lucros do BES foram conquistados fora de Portugal».
Continue a ler esta notícia