Greenspan: EUA terão de apertar crédito e subir impostos - TVI

Greenspan: EUA terão de apertar crédito e subir impostos

Alan Greenspan

Fed terá de reduzir balanço

Relacionados
Os Estados terão de apertar os critérios de concessão de crédito e aumentar os impostos, à medida que a maior economia do mundo vai ultrapassando a crise, defendeu o ex-presidente da Reserva Federal, Alan Greenspan.

«O pressuposto de que vamos conseguir ultrapassar isto sem subidas significativas de impostos é irrealista», disse em entrevista à Bloomberg Television.

O antigo responsável pelo banco central dos EUA avisou ainda a instituição para a necessidade de retirar dinheiro do sistema financeiro para evitar uma nova subida da inflação. Recorde-se que a Fed se viu obrigada a injectar muito dinheiro na economia para combater a recessão, tendo mesmo duplicado o seu balanço. Algo que para Greenspan é insustentável e terá de ser reduzido para pouco mais de um bilião de dólares.

Greenspan acredita que a economia dos EUA vai crescer a um ritmo anual de 4% a 6% durante os próximos seis meses, mas aponta para um abrandamento em 2010. As melhorias na bolsa e nas reservas das empresas deverão ajudar.

Na mesma entrevista, Greenspan teceu elogios ao seu sucessor, Bem Bernanke, afirmando que «Ele tem feito um trabalho esplêndido».
Continue a ler esta notícia

Relacionados