Portugal recebe «um novo tipo de turista» - TVI

Portugal recebe «um novo tipo de turista»

[Arquivo]

Vêm do Norte da Europa, são reformados, têm poder económico e ficam longas temporadas

Relacionados
Portugal está a receber, nos últimos anos, um novo tipo de turista, com características muito específicas.

«São sobretudo nórdicos, reformados, andam na casa dos 50 anos e têm muito poder económico», explicou o vice-presidente da Associação dos Hotéis de Portugal (AHP), Henrique Monte Lobo, à Agência Financeira, à margem de uma audição na subcomissão de Turismo, na Assembleia da República.

Mas não é só. Este novo tipo de turista é de «longa duração». Ou seja, vem passar verdadeiras «temporadas» ao nosso País.

«Este tipo de turistas nunca existiu antes. Há alguns anos atrás, as estadias médias dos turistas em Portugal eram curtas e deslocavam-se pouco. Hoje em dia, temos um novo tipo de turistas, sobretudo do Norte da Europa, que se reformam cedo, com boas pensões, que têm grande poder económico, e que vêm, por exemplo, passar uma parte do Inverno a Portugal», especificou o responsável.

Estes novos turistas «de luxo» são «detentores de direitos em empreendimentos turísticos, quer seja em regime de time-share, quer seja porque compraram uma fracção num empreendimento e vêm cá usufruir da mesma quando ela não está ocupada por outras pessoas», acrescentou Henrique Monte Lobo.

O destino preferencial destes turistas do Norte continua a ser o Algarve, mas o vice-presidente garante que não é o único. «Também já há muito no Alentejo, no Oeste e noutras zonas do País», assegura.

Quanto à capacidade do nosso País para fazer face a esta nova procura, o mesmo assegura que está a ser «boa. Estamos a responder».
Continue a ler esta notícia

Relacionados