Galp anuncia investimento de 5,3 mil milhões até 2012 - TVI

Galp anuncia investimento de 5,3 mil milhões até 2012

Galp Energia

Acções reagem e disparam quase 6%

Relacionados
A Galp Energia espera investir 5,3 mil milhões de euros até 2012 nas áreas de exploração e produção, bem como na refinação, marketing e gás natural.

A empresa liderada por Ferreira de Oliveira quer expandir as explorações no Brasil, em Portugal, mas também em Timor e em Moçambique.

Galp dispara 6% com resultados e boas previsões

EBITDA deverá crescer 12%

Segundo o «Outlook» da empresa para 2012, emitido esta quinta-feira na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o EBITDA deverá crescer 12%, entre 2007 e 2012.

A petrolífera prevê para a área de exploração e produção receber 1,5 mil milhões de euros, correspondentes a 26% do investimento total previsto. Além disso, o valor será orientado para o desenvolvimento de projectos no Brasil, nos blocos 14, 14k e 32, na avaliação da descoberta de Tupi e em mais actividades de exploração no Brasil, em Portugal, Timor e Moçambique.

A empresa pretende também examinar o projecto de exploração em Angola e começar a desenvolver projectos na Venezuela. Quer também aumentar a competitividade da refinação, elevando a capacidade de processamento do crude de 263 mil barris por dia para 300 mil barris.

A electricidade e o gás natural vai receber 18% do investimento total previsto. Mas a maior parte do investimento (56%), será destinada à área de refinação e marketing que vai receber 2,8 mil milhões de euros.

As acções da Galp já reagiram a este anúncio e seguem a disparar 5,87% para 16,19 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados