Teixeira dos Santos diz que baixa no IVA «tem efeitos importantes» - TVI

Teixeira dos Santos diz que baixa no IVA «tem efeitos importantes»

Teixeira dos Santos

Medida permite «melhorar confiança no futuro da economia»

Relacionados
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, disse esta quarta-feira que a descida anunciada pelo Governo do IVA, de 21 para 20 por cento, «tem efeitos importantes» no dia-a-dia dos portugueses.

Em entrevista ao «Telejornal», da «RTP1», o ministro referiu que esta medida é «o reconhecimento de um resultado histórico».

«Tem de facto algum efeito para a economia e é importante ao nível da confiança que os portugueses devem ter no futuro da economia», disse Teixeira dos Santos.

Quando questionado para o facto desta mexida nos impostos poder não vir a ter efeitos reais no bolso dos contribuintes, o responsável explicou que esse «é um juízo assimétrico» face ao aumento decidido, em 2005, dos 19 para os 21%.

«Quando se aumentou o IVA em dois pontos percentuais (p.p), houve queixas» quanto ao seu efeito nos preços, disse. Por outro lado, «agora diz-se que menos 1 p.p. não terá efeito algum», acrescentou Teixeira dos Santos.

O ministro das Finanças sublinhou ainda que a descida do défice para 2,6% em 2007 «é um resultado histórico», pelo que «os portugueses não compreenderiam que tendo-se alcançado esse resultado não se sentisse algum efeito no seu dia-a-dia», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados