Contribuintes andam a pagar impostos «indevidamente» - TVI

Contribuintes andam a pagar impostos «indevidamente»

dinheiro

Discutidos em tribunal mais de 13 mil milhões de euros

Relacionados
O CDS-PP pediu para ouvir esta sexta-feira o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Amaral Tomaz, na Comissão do Orçamento e Finanças. Tudo porque há impostos que estão a ser pagos indevidamente pelos contribuintes.

O líder da bancada parlamentar do partido, Diogo Feio, disse em declarações à Agência Financeira que em causa estão abusos relacionados com problemas de fiscalização entre a administração e os contribuintes, que constam dos últimos relatórios do Provedor de Justiça e do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais.

«Há neste momento uma relação entre o contribuinte e a administração que está a destabilizar, quando ela devia ser uma relação equilibrada», ressalva.

Valores em causa equivalem a 3 aeroportos de Alcochete

O mesmo responsável frisa à AF que estão a «haver problemas a nível das execuções, penhoras e cobranças, já que estas não estão a ser feitas de acordo com a Lei».

É que a cobrança indevida terá que ser devolvida dentro de alguns anos, depois de uma «impugnação dos contribuintes» e, só entre 2005 e 2006, houve um aumento de 20 por cento das pendências em tribunal relacionadas com a fiscalidade.

Diogo Feio lembrou ainda que estão a ser discutidos em tribunal mais de 13 mil milhões de euros, «um valor alto, que se aproxima do valor de três aeroportos de Alcochete» e recorda que, além do Secretário de Estado, será também ouvido o presidente do Supremo Tribunal Administrativo e Fiscal para explicar toda a situação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados