Brinquedo perigoso à venda em Portugal - TVI

Brinquedo perigoso à venda em Portugal

  • Portugal Diário
  • 2 ago 2007, 18:02
Dora, a Exploradora, um brinquedo perigoso

«Dora a Exploradora» está na lista negra. Mattel aconselha pais

Um dos 83 tipos de brinquedos com elevadas quantidades de chumbo que o fabricante Fisher-Price vai retirar do mercado está à venda em Portugal, anunciou esta quinta-feira a Mattel-Portugal, refere a Lusa.

Em comunicado, a empresa, proprietária da Fischer-Price, afirma que em Portugal apenas um produto é abrangido pelo alerta, «Dora a exploradora - Tubo de 3 figuras», tendo sido vendidas 352 peças a vários estabelecimentos comerciais.

«A Mattel já contactou os seus distribuidores a nível mundial para identificar os produtos abrangidos, para os retirar das prateleiras e para parar as entregas em curso», refere a nota.

Em Portugal, apenas as unidades fabricadas entre 19 de Abril e 06 de Julho e colocadas à venda a partir de 01 de Junho estão abrangidas pela medida, tendo um código compreendido entre 109-7LF e 187-7LF.

«A Mattel recomenda aos pais que deixem de utilizar» o brinquedo e que entrem em contacto com a empresa «para devolver o produto para troca por outro de valor equivalente».

Para esclarecimento de dúvidas dos consumidores, a empresa disponibiliza um número de telefone (217995765) e um correio electrónico (consumidor@mattel.com).

A Fisher-Price decidiu hoje retirar do mercado 83 tipos de brinquedos, correspondentes a 967 mil unidades, produzidos na China e que continham elevadas quantidades de chumbo na tinta utilizada.

«A Mattel lançou uma investigação minuciosa sobre o assunto. Apesar do sub-contratante ter dado, no passado, todas as garantias sobre a qualidade dos produtos, a Mattel considera que a utilização de tinta que contém chumbo é uma falha grave. Se a empresa concluir que os procedimentos de segurança foram conscientemente ignorados, a Mattel tomará as providências adequadas», acrescenta a empresa, em comunicado.
Continue a ler esta notícia