Madoff: o homem que tramou a América (fotos) - TVI

Madoff: o homem que tramou a América (fotos)

Madoff

150 anos de prisão é o desfecho para a maior fraude detectada na maior economia do mundo

Relacionados
A sua recente sentença, a uma pena de prisão de 150 anos, mostra que os Estados Unidos da América querem que crimes como os de Bernard Madoff não se repitam. Até porque o próprio assumiu em tribunal que «não há desculpa» para o que fez.

A decisão judicial anunciada esta segunda-feira é uma derrota para a defesa do investidor, que chegou a pedir clemência e 12 anos de pena. Motivo? A sua idade avançada.

Uma opinião diferente da defendida por milhares de vítimas do seu esquema de fraude, que apelaram à falência pessoal do gestor, um dos nomes que saltaram para a ribalta com esta crise financeira. Ao ponto do seu esquema de fraude já ter sido tema inspirador para um jogo de telemóvel.

Mas nem tudo foi em vão: além de muitos bens confiscados, como a mansão e o iate de luxo, além das autoridades terem na mira os bens da sua mulher, já se recuperaram mais de mil milhões de dólares.

Veja os famosos lesados por Madoff (fotos)

O que se sabe é que a fraude de Madoff colocou em cheque as instituições de supervisão dos Estados Unidos para que se responda a uma pergunta: como é que ninguém deu conta deste monumental golpe, que fragilizou ainda mais a maior economia do mundo?

O gestor, detido por alegada fraude de 50 mil milhões de dólares, falsificou a contabilidade da sociedade que detinha para esconder dos investidores as perdas massivas, segundo fonte ligada à liquidação da empresa. A fraude de Madoff consiste numa pirâmide de operações financeiras, em que o corretor utilizava o dinheiro investido por uns clientes para pagar aos outros, quando não existia qualquer lucro das operações.

A dimensão do seu golpe foi tão grande que até Portugal questionou até que ponto estava a ser afectado pelo esquema. O próprio ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, explicou que quem investe em fundos de risco tem de estar preparado para perder.

No entanto, a banca portuguesa pôde respirar de alívio, apesar de alguma exposição indirecta do BES, no valor de 15 milhões de euros.

As vítimas do esquema foram, ainda assim, mais do que muitas. Até o Príncipe Carlos foi seduzido por Madoff
Continue a ler esta notícia

Relacionados