70,4 por cento dos enfermeiros aderiram à greve - TVI

70,4 por cento dos enfermeiros aderiram à greve

  • Portugal Diário
  • 9 nov 2006, 09:08

Em várias unidades a adesão no turno da noite foi total

A greve dos enfermeiros nos hospitais do país registou no turno da noite uma adesão de 70,40 por cento, com várias unidades em todo o país a registarem adesão total, indicou o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

De acordo com dados recolhidos até às 03:00 de hoje e disponibilizados à agência Lusa por José Carlos Martins, a adesão à greve é de 70,40 por cento em todo o país, tendo-se registado em nove hospitais valores acima dos 90 por cento.

No Centro de Reabilitação de Alcoologia de Coimbra, no Hospital do Montijo, no Hospital Ortopédico José Almeida, em Lisboa, e no Hospital de Águeda a adesão à greve foi total.

No Hospital Garcia da Horta, em Almada, a adesão foi de 91,66 por cento e nos hospitais D.Estefânia e Miguel Bombarda, em Lisboa, foi de 91,3 e de 92,3 por cento, respectivamente. Ainda em Lisboa, no Hospital de S. José a adesão foi de 97,8 por cento. No Algarve, segundo o SEP, o Hospital de Faro registou uma adesão de 91 ,5 por cento.

No outro extremo da tabela, os hospitais com menor adesão à greve são o Egas Moniz e o de Santa Maria, em Lisboa, com 30,4 por cento e 34,2 por cento respectivamente, e a Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra, com 27 por cento.

Por seu turno, o presidente do Sindicato dos Enfermeiros (SE), José Azevedo, disse à agência Lusa que a paralisação na região Norte registou no turno da noite uma adesão de 60 por cento.

«Na região Norte e no que diz respeito ao turno da noite a adesão à greve é de 60 por cento mas a eficácia é total», contou à Lusa José Azevedo. Ou seja, quando falta um auxiliar - por exemplo numa cirurgia - esta acaba por não se realizar por falta de condições.
Continue a ler esta notícia