«Inadmissível» se TGV não passar no aeroporto do Porto - TVI

«Inadmissível» se TGV não passar no aeroporto do Porto

  • Redação
  • Francisco Ribeiro, da agência Lusa
  • 2 abr 2009, 12:24
TGV

Passagem da ligação de alta velocidade entre Porto e Vigo pelo Aeroporto Sá Carneiro ainda não está assegurada

O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, considerou esta quinta-feira «dramático» que ainda não esteja assegurada a passagem da ligação de alta velocidade entre Porto e Vigo pelo Aeroporto Sá Carneiro, salientando ser «inadmissível» que isso não se concretize.

«A situação ideal para a integração das duas economias é que o TGV passe pelo Aeroporto Sá Carneiro. Isso permitiria que o Aeroporto do Porto servisse a Galiza e os três aeroportos galegos servissem o Norte de Portugal», afirmou Rui Rio.

O presidente da Câmara do Porto admitiu, no entanto, que não sabe se se «vai conseguir essa situação ideal», recordando que o traçado do TGV entre Valença e Porto «ainda não está estabilizado».

«Se não passar pelo Aeroporto Sá Carneiro será dramático», frisou o autarca portuense, acrescentando que também ainda não está definido o modelo de gestão do aeroporto nortenho.

O autarca falava em Vigo, numa conferência de imprensa conjunta com Abel Caballero, alcaide socialista de Vigo, realizada no final da segunda cimeira entre os presidentes dos dois municípios ibéricos.

Rio admite que Portugal pode vir a adiar grandes investimentos

Rui Rio admitiu que Portugal pode vir a adiar grandes investimentos, como o TGV, devido à crise, mas defendeu que, se o projecto avançar, «será inadmissível que não passe pelo Aeroporto Sá Carneiro».

«Se não passar, vai isolar o aeroporto, impedindo a sua ligação com os três aeroportos galegos».

Abel Caballero também se pronunciou sobre esta questão, assegurando que estão criadas as condições para que o TGV «esteja na fronteira com Portugal em 2013».

Madrid tenta convencer Governo a fazer ligação Porto/Vigo

O autarca galego revelou ainda que as autoridades de Vigo e o governo de Madrid «estão a tentar convencer o governo de Portugal a fazer a ligação Porto/Vigo em alta velocidade».

«Depois do governo português ter dito que a ligação Porto/Vigo tem a mesma prioridade que as ligações Porto/Lisboa e Lisboa/Madrid, penso que há condições para que os autarcas do Porto e Vigo possam fazer junto, em 2013, a ligação ferroviária entre as duas cidades».

Para Caballero, esta ligação de alta velocidade é «fundamental» para a coesão social e económica entre a Galiza e o Norte de Portugal.
Continue a ler esta notícia