Portugal perde 1% dos combustíveis para Espanha - TVI

Portugal perde 1% dos combustíveis para Espanha

Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos

Os abastecimentos de combustível que muitos portugueses junto à fronteira fazem em Espanha significam 1 por cento do consumo nacional anual.

Relacionados
O cálculo é do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, e surge como resposta à notícia de que a Galp está a perder 150 milhões de litros por ano para o país vizinho, devido à diferença de preços.

«Não podemos ficar indiferentes, mas isso corresponde a 1% do que é consumido no país por ano que, no total, é de 17 mil milhões de litros», sublinhou Teixeira dos Santos à margem do Conselho de Ministros desta quinta-feira.

Quem o tinha dito foi o presidente executivo da petrolífera, Ferreira de Oliveira, na apresentação de resultados semestrais da empresa. «Quanto perdemos é difícil estimar, mas creio que entre 100 a 150 milhões de litros relativos às pessoas que se deslocam a Espanha», afirmou.

No dia em que apresentou os seus resultados semestrais (com os lucros a subirem 71% para os 281 milhões de euros), a Galp justificou o valor das perdas de combustível para Espanha com os impostos.

«Os impostos em Portugal são superiores aos da média europeia e os de Espanha inferiores à mesma média. É um diferencial muito grande», referiu o presidente Ferreira de Oliveira. O responsável da petrolífera garantiu ainda que gostava que os impostos fossem iguais aos do lado de lá da fronteira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados