PT foi a que obteve maior retorno do patrocínio ao futebol - TVI

PT foi a que obteve maior retorno do patrocínio ao futebol

Zeinal Bava

Durante a última época desportiva

A Portugal Telecom foi a empresa que retirou maior retorno dos patrocínios investidos no futebol durante a última época desportiva, revela um estudo da consultora Cision, a que a agência «Lusa» teve acesso.

De acordo com o estudo, as marcas do grupo liderado por Zeinal Bava (PT, Meo, Sapo e TMN) somaram no total um «Return on Investiment» (ROI) de 259,9 milhões de euros, valor que corresponde ao retorno de investimento resultante do tempo ou espaço ocupado através da exposição da mensagem da empresa nos meios de comunicação social, no âmbito do patrocínio ao futebol profissional na época 2007/2008.

A marca PT obteve um ROI de 107 milhões de euros e a da TMN registou 90,5 milhões de euros, ao passo que o Sapo e o Meo obtiveram 60,3 e 1,8 milhões de euros, respectivamente, de retorno dos patrocínios concedidos a equipas da Primeira Liga e à selecção nacional de futebol, na época desportiva que terminou no dia 30 de Junho.

BES e Galp logo a seguir

O BES surge em segundo lugar, com um ROI de 126 milhões de euros, sendo que ocupa o topo do ranking, se o retorno do investimento das marcas da PT for analisado em separado.

A Galp Energia ocupa o terceiro lugar do ranking, com 88,4 milhões de euros, seguido da Sagres (78,2 milhões de euros) e pelo BPI (47,8 milhões de euros).

A Coca Cola, a Vodafone e a Caixa Geral de Depósitos ocupam o sexto e sétimo lugar, respectivamente, com ROI de 46, 28 e 21 milhões de euros, respectivamente.

O retorno é calculado com «base no tempo ou espaço de transmissão da mensagem avaliado com base no estímulo publicitário correspondente ao meio em análise», refere a ficha técnica do estudo.
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