Mundial 2002: o cansaço português e o marketing norte-americano - TVI

Mundial 2002: o cansaço português e o marketing norte-americano

A dose de patriotismo e o optimismo do New York Times A propósito de um artigo do New York Times que dizia que Portugal ia ser a desilusão do Mundial.

Há uma semana o jornal norte-americano New York Times escreveu que Portugal poderia ser a grande desilusão do Mundial. Segundo um dos jornais de referência do país, a selecção portuguesa é uma equipa envelhecida, que não será capaz de aguentar a pressão.

A acompanhar a selecção portuguesa estava hoje Pedro Pinto, jornalista português da CNN, que considera que tudo não terá passado de uma estratégia de marketing. «Não há assim tantos especialistas de futebol nos Estados Unidos. A questão é que os norte-americanos não gostam de perder e um texto desses permite criar algum optimismo.»

Apesar disso, o Campeonato do Mundo não desperta grande interesse no país cuja selecção defrontará a portuguesa na quarta-feira. O último lugar no Mundial de 98, com três derrotas em três jogos, e o facto de os jogos se disputarem de madrugada (hora local) não ajuda. «Só os malucos da bola é que vão ver os jogos. Falei com alguns amigos e só os estrangeiros é que estão a pensar ver os jogos ou gravar.»

Seja como for, o futebol não é mesmo desporto para os americanos. Numa altura em que se jogam os play-offs da NBA e do hóquei no gelo, o Campeonato do Mundo passa completamente despercebido. «Antes de virmos para aqui andámos pela rua a perguntar às pessoas o que ia acontecer em Junho e quase ninguém sabia do Mundial.»

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