Mundial 2002: Uruguai-Dinamarca, 1-2 - TVI

Mundial 2002: Uruguai-Dinamarca, 1-2

Nórdicos na frente do Grupo A Dois golos de Tomasson garantiram a vitória da Dinamarca, que passa a liderar o Grupo A, o da França, no fim da primeira jornada.

A Dinamarca venceu o Uruguai por 2-1 e passa a liderar o Grupo A do Mundial 2002, em igualdade de pontos com o Senegal. França e Uruguai dividem o último lugar. Tomasson apontou os dois golos da selecção nórdica, sendo para já o único jogador com mais de um tento apontado no Mundial, ao fim da terceira partida.

A Dinamarca voltou a levar vantagem no reencontro entre as duas equipas, depois da goleada imposta em 1986, por 6-1. Desta vez a partida foi no entanto bem mais equilibrada.

O jogo começou a bom ritmo e o Uruguai parecia determinado a impôr-se a uma defesa dinamarquesa pela qual não passou ainda a renovação que sofreram outros sectores da equipa e tem aliás o jogador mais velho do Mundial, o lateral Heintze. Recoba e Dário Silva eram os elementos mais dinâmicos no ataque uruguaio, embora o primeiro pareça longe da melhor forma, mas a equipa só conseguia criar perigo de livre.

Aliás, à medida que passava o tempo o jogo ia ficando marcado por muitas faltas, que foram quebrando o ritmo da partida. Do lado da Dinamarca, fez a diferença a criatividade dos extremos, primeiro Gronkjaer e depois Jorgensen e, claro, o sentido de oportunidade de Tomasson, o avançado do Feyenoord que vai já a caminho do Milan, depois de ter ganho a Taça UEFA com a equipa holandesa.

Foi precisamente dos pés de Gronkjaer que nasceu o primero golo da Dinamarca, mesmo a fechar a primeira parte, num cruzamento a que Tomasson deu a melhor sequência.

O Uruguai estava longe de ter entregado os pontos e revelou logo no regresso uma das suas principais características, a persistência. O golo surgiu após um canto e num fabuloso tiro do lateral-esquerdo Dario Rodriguez, um dos poucos jogadores da equipa ainda a actuar no Uruguai.

Com a igualdade no marcador, o jogo tornou-se menos interessante. Morten Olsen tentou jogar do banco para garantir a vitória da Dinamarca, Pua mexeu na equipa do Uruguai muito tarde, e o prémio foi para os nórdicos. Jorgensen, que tinha entrado precisamente para o lugar de Gronkjaer, fez outro cruzamento da esquerda. Desta vez, Tomasson saltou e marcou de cabeça.

 
A Dinamarca confirma assim a sua tradição de entrar com o pé direito no Mundial. A equipa nórdica venceu sempre na estreia nas duas edições em que participou. Também marcou golos em todas as partidas de Mundial que já disputou, e hoje Tomasson manteve a tradição.

Pode conferir aqui a ficha e o relato ao minuto do jogo.

Continue a ler esta notícia