Quase 4 milhões de portugueses fazem férias na praia - TVI

Quase 4 milhões de portugueses fazem férias na praia

Portugueses fazem «ouvidos de mercador» e acorrem às praias (Foto Luís Forra / Lusa)

Quase metade dos residentes no Continente com 15 e mais anos fazem férias na praia, indicam os dados do estudo Consumidor 2006, da Marktest.

Relacionados
O ano passado, o consumidor contabiliza 3.991 mil portugueses que dizem fazer férias na praia, um número que representa 48% do universo composto pelas residentes no Continente com 15 e mais anos.

Nos últimos 10 anos assistiu-se a uma tendência de baixa entre 1999 e 2003, mas depois dessa data tem sido crescente o número dos que preferem a praia como destino de férias.

A análise deste hábito entre os vários «targets» mostra-nos algumas diferenças significativas, sobretudo quando analisada a ocupação e a classe social dos indivíduos.

Jovens são os principais adeptos

Entre as idades, é junto dos jovens entre os 15 e os 24 anos que encontramos mais respostas positivas a esta questão, sendo este um hábito comum a mais de 65% dos jovens desta faixa etária.

A análise da região de residência, embora revele menores discrepâncias, mostra que os residentes na Grande Lisboa e no Litoral Centro elegem, mais do que a média, a praia como destino de férias, 58,1% e 55,6%, respectivamente.

Entre as ocupações, os quadros médios e superiores e os estudantes destacam-se claramente, pois 76% dos primeiros e 68,8% dos segundos escolhe fazer férias na praia.

Entre as classes sociais, também são grande as oscilações, sendo os indivíduos das classes sociais alta e média alta os que mais dizem ir de férias para a beira-mar, 68,5%, contrariamente aos 26,6% de indivíduos da classe baixa que escolhem o mesmo destino para fazer férias.
Continue a ler esta notícia

Relacionados