Santos Ferreira: BCP está bem capitalizado para fazer face à crise - TVI

Santos Ferreira: BCP está bem capitalizado para fazer face à crise

Antes do agravamento da crise, banco fez aumento de capital de 1.300 milhões

Carlos Santos Ferreira garantiu que o BCP está bem capitalizado e em condições de enfrentar os efeitos indirectos da crise que se vive, que pressionam os activos, nomeadamente desvalorizando o fundo de pensões da instituição.

«O banco está suficientemente capitalizado», disse ontem à noite, em Leiria, o presidente do banco, à margem de um encontro com clientes e colaboradores da região.

Para o responsável, citado pela «Lusa», as actuais circunstâncias do mercado financeiro mundial estão a afectar os fundos próprios do banco, sobretudo a desvalorização dos activos do fundo de pensões do banco, mas Carlos Santos Ferreira afirmou que há factores que compensam essa pressão. Por isso, garante: «o banco tem uma solução para o fundo de pensões».

Além do maior banco privado português há pelo menos outro banco a exercer influência junto do supervisor bancário e Santos Ferreira acredita que haja uma decisão positiva ainda este ano, de forma a que a alteração produza efeitos ainda nas contas de 2008.

Os responsáveis do BCP recordaram que antes do agravamento da crise financeira o banco fez um aumento de capital de 1.300 milhões de euros, uma colocação de dívida sénior no mercado e outras operações de reforço do capital, que colocaram o rácio de capital «core tier I» acima dos 6%.
Continue a ler esta notícia