Juros em Portugal são mais do dobro da Zona Euro - TVI

Juros em Portugal são mais do dobro da Zona Euro

Dinheiro2

Recorrer ao crédito para comprar um carro ou um computador em Portugal custa, só em juros, mais do dobro do que nos restantes países da Zona Euro.

Relacionados
As instituições financeiras portuguesas são mesmo as que praticam as taxas mais altas no espaço da moeda única, de acordo com os últimos dados publicados pelo Banco Central Europeu (BCE) referentes a Janeiro de 2007, cita o «Jornal de Negócios».

Em Portugal, a média dos juros praticada ascendeu, em Janeiro, a 15,84% nos novos contratos (realizados nos últimos 12 meses), enquanto que a média da Zona Euro se situou em 6,7%.

Este diferencial está relacionado com o crescente recurso a este tipo de empréstimos e ao risco associado a este segmento.

Apesar de Portugal ser o país, entre os 13 membros da Zona Euro, a cobrar a taxa de juro mais elevada nos contratos realizados no último ano, o recurso a este instrumento financeiro continua a crescer, tendo inclusivamente atingido, em Janeiro, o nível mais elevado de sempre.

Os dados mostram ainda que, no crédito à habitação, o valor cobrado nos novos contratos está abaixo média e que as PME nacionais pagam as taxas mais altas no espaço da moeda única.
Continue a ler esta notícia

Relacionados