BCE mantém taxas de juro inalteradas em 2% - TVI

BCE mantém taxas de juro inalteradas em 2%

Trichet

O Banco Central Europeu decidiu hoje manter, mais uma vez, as taxas de juro de referência para a Zona Euro inalteradas em 2%, uma decisão que era já esperada pelos economistas.

Os especialistas não acreditam que a instituição financeira altere o preço do dinheiro antes do início do próximo ano, pelo que as taxas deverão ficar nestes níveis, historicamente baixos, por mais alguns meses, depois das duas descidas efectuadas em 2003.

A decisão do BCE surge assim apesar da recente subida do preço do petróleo, que ameaça pressionar em alta a inflação da Zona Euro, travando o crescimento económico da região.

O BCE admitiu já que a escalada do preço do crude nos mercados internacionais é um factor inflacionário, pelo menos no curto prazo, mas prometeu também manter-se atento à evolução dessa variável e garantiu que a tendência a médio prazo é de estabilidade nos preços.

Apesar do outro lado da balança terá estado precisamente o crescimento da economia europeia, cuja robustez é ainda algo duvidosa. O BCE parece preferir esperar sinais mais sólidos por parte da economia dos Doze antes de elevar o preço do dinheiro.

A próxima reunião do conselho de Governadores do BCE está agendada para 2 de Setembro.
Continue a ler esta notícia