Obama confirma promessa de retirada norte-americana do Iraque - TVI

Obama confirma promessa de retirada norte-americana do Iraque

Barack Obama

Objectivo é acabar com a presença das tropas, num conflito iniciado em 2003

Relacionados
O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, já confirmou a vontade de organizar uma retirada das tropas norte-americanas do Iraque após a sua chegada à Casa Branca, a 20 de Janeiro, numa entrevista difundida domingo na CBS.

«Disse durante a campanha, e mantenho essa posição, logo que assumir as minhas funções, chamarei o Estado-maior e os responsáveis da segurança nacional, e lançaremos um plano de retirada das nossas tropas», afirmou Obama, durante a sua primeira entrevista a uma cadeia de televisão desde que foi eleito a 04 de Novembro, citado pela «Lusa».

Obama propõe acabar com a presença norte-americana no Iraque, um conflito iniciado em Março de 2003, que fez mais de 4 mil mortes entre as forças militares norte-americanas, para libertar soldados e orçamento para a guerra no Afeganistão, que o novo presidente definiu como prioridade da sua política externa.

Numa altura em que a situação no Iraque melhorou visivelmente durante o último ano, Obama, que se manifestou contra a invasão do país em 2003, quer retirar o essencial das tropas norte-americanas num prazo de 16 meses, até ao verão de 2010, mantendo apenas no terreno forças encarregues da luta antiterrorista.

O prazo previsto por Obama é ainda mais curto do que aquele que figura no acordo de retirada entre os Estados Unidos e o Iraque, aprovado domingo pelos Iraquianos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados