Santana Lopes privilegiará redução de IRS a IRC - TVI

Santana Lopes privilegiará redução de IRS a IRC

Tomada de posse do Governo de Santana Lopes

O XVI Governo, liderado por Pedro Santana Lopes, tomou posse este sábado.

Já como primeiro-ministro, Santana Lopes garantiu que se preocupará com a dimensão social da política e que, respondendo aos apelos do presidente da República, vai «manter o rigor» na disciplina financeira.

No final da cerimónia no Palácio da Ajuda, em Lisboa, Pedro Santana Lopes assegurou ainda aos jornalistas que se tiver condições financeiras para reduzir os impostos, irá optar por baixar o IRS e não o IRC. «Se houver folga para atenuar a carga fiscal, considero adequado privilegiar o imposto sobre as pessoas e não o imposto sobre as empresas, ou seja, privilegiar o IRS e não o IRC», afirmou.

Santana Lopes anunciou ainda que o Conselho de Ministros vai reunir, pela primeira vez, na segunda- feira à tarde, e que espera ter concluída a equipa de secretários de Estado até terça-feira.

Depois dos recados deixados por Jorge Sampaio, durante a cerimónia, sobre eventuais politicas de via eleitorista, Santana Lopes adiantou ainda que «quem governa a pensar em eleições, geralmente perde as eleições. Eu não vou fazer isso seguramente».

Recorde-se que o novo Governo, liderado por Santana Lopes, conta com 19 ministros, mais dois do que o executivo anterior Executivo.
Continue a ler esta notícia